Em três dias, Defensoria Pública ofereceu mais de 900 atendimentos de saúde e estética
Participantes avaliaram que o evento superou as expectativas
Uma semana diferente, com foco na humanização do seu público-alvo. Foi assim, que a Defensoria Pública de Roraima resolveu comemorar seus 16 anos de criação. A cada ano a Defensoria Pública busca por atividades diferenciadas para seus membros e comunidade em geral, mas este ano, conforme a chefe de Atendimento ao assistido da DPE, Cinthia Ferreira, "tudo foi pensado com muito carinho visando uma forma de satisfazer a todo público”.
O encerramento da Semana Nacional do Defensor Público aconteceu na última sexta, 20, com a realização do minicurso de atualização em Direito à Saúde e Diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), proferida pelo defensor público do Distrito Federal, Ramiro Nóbrega.
Durante a semana, diversas atividades foram desenvolvidas para membros, servidores e assistidos da Defensoria. Foram cinco dias de atividades e todas elas atraíram um bom público. A maior procura foi pelos atendimentos de saúde voltados aos servidores e comunidade em geral.
Mais de 900 pessoas usufruíram dos serviços ofertados nos três primeiros dias da Semana. Destes, somente 100 foram de massagens e aulas de ergonomia, 250 vacinações, 200 aplicações de flúor, 98 testes rápidos, dentre outros serviços. “Esse ano, a comemoração da Defensoria foi diferente e muito interessante, pois teve todos aqueles eventos voltados para o público externo”, elogiou a assistida Juliana de Assis que recebeu orientação sobre câncer de mama.
De acordo com o defensor público-geral, Fabrício Ratacheski, a realização da Semana só foi possível, porque grandes parceiros abraçaram a causa. “Todos os parceiros foram de fundamental importância para o sucesso da nossa Semana. Tivemos um salto de qualidade excepcional. Na oportunidade, agradeço o empenho de todos os envolvidos”, comentou.
Para a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha, o público foi o maior beneficiário dessa parceria com a Defensoria. A equipe da Liga esteve presente em todas as atividades da Semana. “Para nós da Liga Roraimense é uma honra manter essa parceria com a Defensoria e é sempre um prazer fazer esse trabalho. Proporcionar o exame de mama às mulheres, muitas vezes algumas possuem acesso limitado, é de fundamental importância. Atendemos mais de 50 mulheres, me senti muito gratificada”, declarou Magnólia.
A presidente ainda destacou que dentre os exames realizados algumas mulheres apresentaram sinais que precisam de maior análise. Ela ainda afirmou que os casos que apresentaram alguma alteração, o tratamento será continuado. Todas foram encaminhadas para o serviço de mastologia da Liga Roraimense.
Para o defensor público do Distrito Federal, Ramiro Nóbrega, a Defensoria Pública do Estado de Roraima se encontra em um cenário de destaque nacional ao lado de grandes metrópoles do país. “A Defensoria de Roraima é exemplo, e não é de hoje, para atuação nacional, seja pela importância que dá a atuação político-institucional e este evento mostrou esta grande integração com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em minha opinião, Roraima dá um ótimo exemplo para o país”, pontuou o defensor.
Acesse a galeria de fotos.